Por Anna Paula Cavalcante G Figueiredo em 07/03/2019 | Notícias | Comentários: 0
Oficializado no ano de 1975 pela ONU, o Dia Internacional das Mulheres é uma data destinada à celebração das conquistas das mulheres ao longo dos séculos.
É inegável que hoje as mulheres gozam de proteção e possuem espaço aberto para as discussões de seus direitos na sociedade civil. E isso, sem sombra de dúvidas, é um avanço a ser comemorado!
Todavia, não podemos nos manter inertes e silentes a situações violadoras de direitos que perduram na sociedade. É o caso, por exemplo, do crescente número de casos de violência doméstica contra mulheres nas mais diversas classes sociais. As estatísticas assustam e preocupam!
São constantes e diários os relatos de mulheres agredidas no âmbito familiar a ponto de pensarmos estar vivendo um retrocesso no reconhecimento dos direitos das mulheres! Mas, também não podemos deixar de pensar que a exposição dessas mazelas pode ser, na realidade, o aumento do número de denúncias de crimes que antes eram praticados “a quatro paredes”.
Nesse cenário, devemos sim comemorar a data! E mais que comemorá-la, devemos utilizá-la para trazer à tona uma reflexão sobre a luta das mulheres por seu espaço na sociedade. O respeito e o cuidado devem ser pautas a serem levantadas: não bastam as previsões legais de igualdade de gênero, é preciso efetividade à proteção da mulher!
Claro que ainda temos muito a evoluir no tocante ao respeito e à garantia da dignidade das mulheres; mas não podemos olvidar que muito já foi conquistado!
Nesta data o IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito – presta sua sincera homenagem às mulheres! E, em especial, parabenizamos nossas alunas, professoras, seguidoras e funcionárias!
Mulheres, parabéns pelo seu dia! E que as homenagens da data sejam refletidas em um verdadeiro reconhecimento de seu relevante papel na nossa sociedade!
Referências:
ONU MULHERES BRASIL, ONU Mulheres define tema global para Dia Internacional das Mulheres: “Pensemos em igualdade, construção das mudanças com inteligência e inovação”. Disponível em: < http://www.onumulheres.org.br/noticias/onu-mulheres-define-tema-global-para-dia-internacional-das-mulheres-pensemos-em-igualdade-construcao-com-inteligencia-e-inovacao-para-a-mudanca/ >
As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Ibijus
Sobre o autor
Advogada inscrita nos quadros da OAB/ES. Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Damásio. Especialista em Direito Tributário pela Faculdade Faveni. Apoio Especializado Jurídico no IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito.