Posso compensar os honorários quando a sucumbência for recíproca?


Por Inara de Pinho em 03/05/2016 | Direito Civil | Comentários: 0

Posso compensar os honorários quando a sucumbência for recíproca?

Embora a súmula 306 do STJ, que ainda está em vigor, defina exatamente esta possibilidade, o novo CPC veda expressamente que a sentença determine a compensação dos honorários quanto a sucumbência for recíproca. 

É o que diz o seu artigo 85, §14:

Os honorários constituem direito do advogado e têm natureza alimentar, com os mesmos privilégios dos créditos oriundos da legislação do trabalho, sendo vedada a compensação em caso de sucumbência parcial.

Trata-se de uma das garantias asseguradas aos advogados pela nova lei processual civil. 

Nesse sentido, a OAB requereu ao STJ, no dia 26 de abril de 2016, o cancelamento desta súmula, visando resguardar o direito do advogado de receber os honorários de sucumbência mesmo quando ocorre sucumbência parcial, dado o caráter alimentar dos honorários advocatícios e a indispensabilidade do advogado para a administração da justiça, nos termos do art. 133, da Constituição Federal.

O mestre processualista e professor do IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito, Márcio Vieira, considera  importante a iniciativa da OAB, a fim de evitar dúvidas e consolidar de vez a alteração legislativa trazida pelo novo CPC, que veda a compensação de honorários. 

Veja a notícia na íntegra aqui.

Quer saber mais sobre o novo CPC? 
Acompanhe gratuitamente o Ciclo de debates promovido pelo IbiJus.
Faça sua inscrição pelo link e participe de onde estiver:
http://www.ibijus.com/curso/89-ciclo-de-debates-sobre-o-novo-cpc

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Ibijus


Sobre o autor

Inara de Pinho

Mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Especialista em direito público, gestão florestal e de recursos hídricos. Mais de 20 anos de carreira construída a partir da advocacia empreendedora e na docência do ensino superior. No Ibi Jus atua com a gestão acadêmica, coordenando a equipe de professores e a criação de cursos/eventos de extensão, primando pela oferta de conteúdos aplicados à prática da advocacia com foco na busca de resultados. Como advogada, auxilia empresas na gestão jurídica-ambiental. É consultora do Centro de Excelência em Gestão, atuando especialmente com a gestão empresarial sustentável, voltada para a obtenção e manutenção de certificações ambientais. Faz parte da equipe de auditores da área de meio ambiente da multinacional Bureau Veritas Certification.


Comentários 0

Você precisa estar logado para comentar neste artigo.

Fazer login ou Cadastre-se