Você está preparado para falar em público?


Por Inara de Pinho em 09/12/2015 | Empresarial | Comentários: 0

Você está preparado para falar em público?

Atualmente o mercado tem valorizado mais o profissional proativo, com capacidade de enxergar oportunidades de mercado, prevenindo riscos e desenvolvendo ações de curto e médio prazo, para garantir o crescimento sustentado da empresa.

As novas qualidades exigidas englobam capacidade de influenciar pessoas, facilidade de promover mudanças, uma contínua capacidade de aprender, bom desenvolvimento em redes de relacionamentos e flexibilidade intercultural. No entanto, existe uma competência tida como primordial: gerenciamento do capital humano, ou seja, saber lidar, promover, motivar, incentivar pessoas. Como exercer tais funções se não for por meio da própria fala? 

A Oratória tornou-se uma necessidade atual de todo e qualquer novo profissional. A desenvoltura verbal se tornou um requisito de inserção no mercado exigente e competitivo. 

Segundo pesquisa realizada pela Creative Education Foundation e divulgada pelo Jornal do Brasil, as habilidades requeridas pelas 200 maiores empresas do mundo, coloca entre as três primeiras: o Trabalho em Equipe; as Habilidades Interpessoais e a Comunicação Oral. 

Na visão de Canotilho, os juristas devem ser críticos e conscientes, seres pensantes, não “meros oficiais de diligências”, ressaltando que a sociedade necessita de profissionais dinâmicos, criativos, comunicativos, que estejam preparados para atender às expectativas da coletividade.

O domínio da comunicação oral possui fundamental importância ao profissional do Direito, tendo em vista que a forma de exteriorização da doutrina e da jurisprudência, a partir de uma análise crítica sobre as situações fáticas pode contribuir para o convencimento, persuasão e influência de pessoas, inclusive, nos Tribunais.

Mas, infelizmente, as habilidades da comunicação oral não são suficientemente aprendidas na faculdade, embora, em algumas instituições de ensino até haja disciplinas de oratória nos cursos jurídicos.

Portanto, cabe ao profissional que quer se destacar no mercado, investir no desenvolvimento dessa competência.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Ibijus


Sobre o autor

Inara de Pinho

Mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Especialista em direito público, gestão florestal e de recursos hídricos. Mais de 20 anos de carreira construída a partir da advocacia empreendedora e na docência do ensino superior. No Ibi Jus atua com a gestão acadêmica, coordenando a equipe de professores e a criação de cursos/eventos de extensão, primando pela oferta de conteúdos aplicados à prática da advocacia com foco na busca de resultados. Como advogada, auxilia empresas na gestão jurídica-ambiental. É consultora do Centro de Excelência em Gestão, atuando especialmente com a gestão empresarial sustentável, voltada para a obtenção e manutenção de certificações ambientais. Faz parte da equipe de auditores da área de meio ambiente da multinacional Bureau Veritas Certification.


Comentários 0

Você precisa estar logado para comentar neste artigo.

Fazer login ou Cadastre-se